Uma guinada nas suas ideias

domingo, 29 de março de 2009


Escolha profissional

A vida do jovem é marcada por muitos estágios no desenvolvimento, seja ele físico social ou psicológico, um desses estágios é a escolha profissional, chega uma hora na vida de todos em que é necessário escolher que profissão seguir, que rumo dar à vida, esse talvez seja um dos passos mais complicados, pois a grande maioria dos jovens e adolescentes não sabe realmente o que querem para o seu futuro, talvez essa indecisão se dê pela falta de maturidade e de experiência de vida. Mais afinal de contas, que critérios devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão? A família deve intervir? A busca por realização financeira deve pesar mais que a realização pessoal? Devem ser observadas as demandas do mercado.
Em primeiro lugar, é sempre bom ouvir aqueles que têm mais experiência de vida, a família deve dar conselhos, não impor uma escolha. Muitos pais buscam realizarem-se através tos filhos, desejam que ele tenha a profissão com a qual sonhavam e não poderam, isso trás um prejuízo muito grande para a vida do adolescente, ele não vai se realizar pessoalmente e vai viver sob julgo de atender as expectativas de alguém.
Por outro lado existem aqueles que não têm muitos problemas em relação à família, mas obcecados por terem uma vida de conforto, financeiramente falando, buscam aquelas profissões que estão em alta, mesmo não tendo nenhuma afinidade com ela, isso também não trás realização, pois chegará a hora em que essa pessoa estará cansado e o dinheiro não será mais atrativo assim, pode parecer clichê, mais é uma das maiores verdades já ditas: dinheiro não traz felicidade.
Todos os dias surgem novas profissões, elas atraem a muitos, se você realmente não acredita que realmente nasceu para uma dessas profissões, não invista nelas, pelos seguintes motivos: por ser uma profissão nova o mercado ainda é escasso, você terá poucas oportunidades sendo um profissional de uma dessas áreas. Por outro lado existem as vantagens de uma profissão nova, a concorrência será pouca e se você prestar um bom serviço poderá firmar-se como um profissional reconhecido.
O ser humano é dotado de muitas potencialidades, com certeza existem coisas que lhe atraem coisas que você acha que tem vocação para realizá-las observe e uma delas talvez tenha espeço no mercado, toda profissão é árdua, se não estivermos fazendo o que gostamos? Como poderemos lutar para realizar os nossos desejos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial